Densidade calórica x Densidade nutricional

October 28, 2017

Densidade calórica é a quantidade de calorias por grama presente no alimento.

Densidade nutricional é a quantidade de nutrientes oferecidos a cada porção de determinado alimento, quanto maior a densidade nutricional de um alimento, maior é a variedade de nutrientes que ele contém.

 

Sendo assim, um alimento pode conter alta densidade calórica (muitas calorias por 100 gramas) e baixa densidade nutricional (pouca variedade de nutrientes).

 

Um exemplo típico desta situação é a manteiga, alimento de altíssima densidade calórica e baixa densidade nutricional (densidade calórica de quase 700 calorias por 100 gramas e densidade nutricional muito baixa: a manteiga contém quase exclusivamente gorduras).

 

Um exemplo contrário é o do leite in natura, alimento de densidade calórica baixa (cerca de 70 calorias por 100 g) e densidade nutricional muito elevada (o leite contém boa parte dos nutrientes essenciais).

 

O mesmo ocorre no exemplo da maçã e do brigadeiro, ambos com 90 kcal, porém a maçã rica em fibras traz maior saciedade e mais nutrientes, portanto apresenta maior densidade nutricional. Ao contrário do brigadeiro que oferece basicamente açúcar.

Podemos utilizar os vegetais e frutas como exemplos também.

 

 

Uma pesquisa da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, mostrou que o kiwi foi a fruta que apresentou mais densidade nutricional em relação à outras 27 frutas, se sobressaindo ao papaia, à manga e à laranja.

Já o brócolis tem baixo teor de gorduras, têm boa quantidade de proteínas, cálcio, ferro, fibras, vitaminas, ácido fólico, entre outros, com baixo valor calórico, cerca de 28 calorias cada 100g.

Estes dados reforçam a importância do consumo diário e frequente de frutas, verduras e legumes em detrimento de alimentos ricos em gorduras e açúcar.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

BLOG

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

DESTAQUES
Please reload

ARQUIVOS

© 2017 por Wanny F. Design​