PARA BEBÊS

BLW  
Autonomia e confiança

Baby Led-Weaning (BLW), significa na tradução literal "desmame guiado pelo bebê".

Desmame pois este tem início com a introdução alimentar, quando o bebê inicia a alimentação complementar e deixa de receber o leite materno de forma exclusiva. O processo de introdução alimentar ocorre de forma gradual e natural, onde o bebê dita o ritmo, sendo que o desmame vai demorar um bom tempo para acontecer. 

Segundo a pesquisadora britânica e autora da abordagem Gill Rapley, o BLW engloba oferecer alimentos saudáveis, compartilhando as refeições da família, certificando-se de que apenas seu bebê coloque comida em sua boca, confiando que ele sabe se deve comer, o que comer, o quanto e com que rapidez – além de oferecer alimentos palpáveis desde o início da introdução alimentar de forma que o bebê consiga segurá-los e levá-los a boca.


Nesta abordagem a livre demanda é respeitada também durante a introdução alimentar. Só o bebê sabe o quanto ele precisa comer, por isso a confiança e o respeito são pontos chaves neste processo.

Entre as principais vantagens da BLW estão o incentivo à mastigação – importante no desenvolvimento motor da criança – e a possibilidade da criança explorar e conhecer os alimentos de forma integral (tato, olfato, paladar e visão).

Além disso, o bebê é incentivado a ter autonomia, se alimentando sozinho, devagar, concentrado, construindo assim uma relação saudável com o alimento.

O maior receio dos pais e cuidadores sobre o BLW é o risco de engasgo. Este medo é natural e é importante que ele ocorra, pois este risco existe, mas não só com a ingestão de alimentos sólidos. As crianças podem engasgar até mesmo com líquidos, sendo importante conhecer as manobras de desengasgo para saber como agir.

Estudos comprovam que bebês que praticam BLW não possuem maior chance de engasgo se comprado aos bebês alimentos por papinhas ou alimentos amassados. 

Se a família optar pelo BLW é importante procurar um profissional atualizado e especializado no assunto, que irá orientar de forma detalhada qual a maneira mais segura de colocar o método em prática.

Eu, Juliana, apliquei o BLW na Introdução Alimentar do meu filho João e disponibilizei nossa experiência no perfil do Instagram @papatotinha.

 

Por lá compartilho receitas, dicas e vivências desta fase desafiadora e muito prazerosa. 

© 2017 por Wanny F. Design​